quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Uma Transposição do Rio Iguaçu? Já falam disso há tempo!

A vazão média do rio Iguaçu é de 1.500 metros cúbicos por segundo um pouco mais, um pouco menos. Tirar dele 107 metros cúbicos de água por segundo, em média, para levá-la a outra bacia hidrográfica, lhe parece muito ou pouco?

Existe um projeto argentino de fazer exatamente isso. O projeto pede que se construa um canal de 700 metros ( nos 700 primeiros metros dessa “transposição”) que levaria esta água para um túnel, de 40 quilômetros que levaria a água do Iguaçu para a Bacia do Arroio (rio) Urugua’í.

O motivo da transposição seria levar água para o reservatório da Usina Hidrelétrica do Urugua’í. A vazão média do rio Urugua’í é de 53,6 metros cúbicos por segundo o que não é suficiente para que a Usina Hidrelétrica de Urugua’í gere a eletricidade que a Província de Misiones precisa. O rio Iguaçu emprestaria ao Urugua’í 107 metros cúbicos de água por segundo aumentando assim o potencial da bacia de 53,6 para mais de 160 metros cúbicos o que possibilitaria a Usina gerar mais eletricidade e outras variáveis segundo texto de Carlos Andres Ortiz, pesquisador da área económica e geopolítica.

A obra de engenharia quer dizer, a escavação do canal na rocha ao longo dos 700 metros iniciais e furar o túnel levaria 3 ou 4 anos para ser concluída e custaria US$ 120 milhões. O rio Iguaçu aguentará esse projeto? Participe desta conversa. Na Argentina muita gente já se levantou contra lembrado que o rio Iguaçu (e as Cataratas do Iguaçu) perderia 10% de seu caudal (vazão). Veja esta nota argentina sobre o problema.

Confira notas caso os links acima estiverem mortos!
http://www.misionesonline.net/opinion/leer/1748
http://www.sitiosargentina.com.ar/notas/notas_viejas/76.htm

Nenhum comentário: