segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Técnicos Argentinos descobrem Surubim do Rio Iguaçu nas Cataratas



Steindachneridion melanodermatum ou surubim do rio Iguaçu

Biólogos e técnicos da empresa Iguazú Jungle, responsável pelos passeios do estilo Macuco e Navegação abaixo e acima das Cataratas do Iguaçu, pelo lado argentino, fizeram duas descobertas. Uma boa e outra não tão boa A primeira foi a avistagem do peixe Steindachneridion melanodermatum  ou surubim do rio Iguaçu na região das passarelas próximas à Garganta do Diabo. Segundo nota publicada pelo site La Voz de Cataratas, as noticias desse peixe grande perto das passarelas começaram a chegar desde 2011. Os técnicos pensaram que fosse bagre africano – o que seria uma calamidade. Mandaram amostras para laboratórios de ictiologia e a resposta veio negativa para bagre africano mas confirmou a existência do Surubim do Iguaçu. Os técnicos argentinos informaram que esse surubim é ua espécie do médio Iguaçu. Por isso a alegre estranheza. Porém, se o surubim está nas Cataratas isso é bom ou ruim? Eles vieram até à Garganta? Ou há algum problema no médio Iguaçu? A reposta fica aberta para os biólogos. O caminho está aberto!    

Noticia dois e aparentemente ruim. Os mesmos técnicos e outros profissionais descobriram uma proliferação de algas no Iguaçu superior. “Algas” é uma palavra que espalha terror. Minha mente primitiva diz que algas pode estar ligada à complexa rede de vida que denuncia desequilíbrio. A nota do La Voz de Cataratas diz que os técnicos ficaram pensando se isso ao tem a ver com as espetaculares mudanças de vazão do rio Iguaçu e das Cataratas devido ao manejo hídrico dos rio-reservatório de nossas hidrelétricas.  É a primeira notícia de algas que tenho. Isso é perigoso e pode ser um perigo para as Cataratas – “algas” podem indicar que o rio está morrendo.

2 comentários:

Anônimo disse...

O ano passado fui as Cataratas e adorei!!
É um passeio muito recomendável e o único que não gostei foi dum jantar num hotel, e tinha saudades do meu delivery em jardins, mas depois foi tudo ótimo!

Unknown disse...

realmente é uma pena ver este tipo de notícia e saber que daqui a alguns dias mais uma represa estará sendo erguida... e o pior de tudo, no baixo iguaçu perto do parque...